História - Edição de 1998

Introdução

A edição de 1998 do Concurso Micro-Rato decorreu no dia 6 de Maio no pavilhão Aristides Hall. O concurso contou com a participação de 23 das 28 equipas inscritas. Dessas, três eram provenientes da Universidade do Minho, uma da Universidade de Coimbra, outra da Universidade Nova de Lisboa e duas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, sendo 14 constituidas por elementos do Departamento de Electrónica e Telecomunicações da Universidade de Aveiro e duas por particulares não ligados a nenhuma instituição de ensino. Os participantes eram, em geral, alunos de bacharelato, licenciatura e de pós-graduação.

A competição foi organizada em 3 mangas selectivas, em que os robots competiram três a três. Na 1ª manga foram apurados os robots com os 15 melhores tempos. Na 2ª manga, apuraram-se os 9 melhores. Uma equipa de cronometristas tomou nota do tempo de classificação, que era acumulado ao longo das mangas por forma a premiar a regularidade. Toda a prova foi supervisionada pelo júri, composto por professores da área da robótica de várias universidades portuguesas e de uma universidade dos Estados Unidos. A adesão do público foi muito boa, com mais de 500 pessoas a assistir entusiasticamente ao concurso, superlotando toda a zona destinada à assistência.

No final venceu o BULLDOZER, seguido do EL RATO, tendo ficado em terceiro lugar o HERBIE. Aliás, estes 3 robots partilharam entre eles todos os prémios que havia para atribuir.

Semana da Robótica Móvel

O Concurso Micro-Rato '98 foi complementado por um conjunto de actividades na área da Robótica Móvel que decorreram de 6 a 8 de Maio. Esse conjunto de actividades foi denominado, embora de modo informal, Semana da Robótica Móvel.

Assim, no âmbito da Semana da Robótica Móvel decorreu, na manhã do dia 6, dia do Concurso, uma sessão destinada a alunos do ensino secundário onde foram mostrados videos sobre a participação da Universidade de Aveiro no Campeonato Internacional de Robótica Móvel que decorre anualmente em França e onde se apresentou a constituição e funcionamento dos robots do Concurso Micro-Rato.

Na manhã do dia 7 o Prof. Keith Doty da Universidade da Florida proferiu uma palestra em que abordou dois temas: a utilização de pequenos robots autónomos nos níveis de ensino pré-universitário, e a utilização de algoritmos de aprendizagem do tipo "Reinforcement Learning" em pequenos robots.

Na manhã do dia 8 a equipa que representou a Universidade de Aveiro na edição de 98 do Campeonato Internacional de Robótica Móvel, em Bourges, França, apresentou publicamente o seu robot designado por RUA v3.0 (Robot da Universidade de Aveiro, 3ª versão).

Equipas concorrentes

Isabel Delgado
    José Machado
    Un. Minho
    (*) Não compareceram à competição.

Classificação

1º Classificado  Bulldozer
    2º Classificado  El Rato
    3º Classificado  Herbie

Prémio Engenharia  Bulldozer
    Prémio Simpatia  Herbie
    Prémio DETUA Bulldozer

Júri

Agradecimentos

Ao Departamento de Electrónica e Telecomunicações da UA que acolheu entusiasticamente esta iniciativa. Em particular ao corpo técnico, que tanto contribuíu para a construção das infraestruturas necessárias, ao corpo administrativo, pelo apoio nas inúmeras tarefas burocráticas, e ao corpo docente pelo interesse que mostrou por esta actividade.

À Reitoria da Universidade de Aveiro que apoiou a realização do Concurso desde a primeira edição, disponibilizando os recursos da Universidade.

À Telecel pelo patrocínio dos prémios para o vencedor, 2º e 3º lugares e, ainda, pelo patrocínio concedido à equipa que representou a Universidade de Aveiro no Campeonato Internacional de Robótica Móvel que decorreu em Bourges, França, de 25 a 31 de Maio de 1998.

À Mekatronix pelo patrocínio dos prémios da área de robótica móvel para o vencedor, 2º e 3º lugares.

À Câmara Municipal de Aveiro pelo subsídio concedido que permitiu oferecer a todos os participantes um troféu específico do nosso concurso.

À Unidade Ciência Viva do Ministério da Ciência e Tecnologia pelo subsídio concedido que permitiu oferecer a todas as equipas participantes um livro técnico sobre construção de pequenos robots ("The Robot Builder's Bonanza: 99 Inexpensive Robotics Projects" de Gordon McComb).

À Fundação Luso-Americana pelo subsídio que permitiu atenuar os custos inerentes à deslocação do Prof. Keith Doty da Universidade da Flórida.

À Ordem dos Engenheiros - Região Centro, pelo patrocínio do Prémio Engenharia.

À Associação de Antigos Alunos da Universidade de Aveiro pelo patrocínio do Prémio Simpatia.

Ao Ramo Estudantil da U.A. do IEEE pelo incondicional apoio no corpo de arbitragem e cronometragem bem como na divulgação do concurso por entre os alunos da UA.

E a todas as pessoas que, não sendo aqui possível nomear, contribuíram com o seu esforço para que esta actividade atingisse o êxito que atingiu.

Patrocínios e apoios

Apoios