História - Edição de 2001

Introdução

A sexta edição do Concurso Micro-Rato decorreu no dia 23 de Maio de 2001 no pavilhão Aristides Hall da Universidade de Aveiro. O sucesso obtido com as edições anteriores permitiu confirmar o valor da robótica móvel enquanto instrumento pedagógico capaz de promover o gosto pelo desenvolvimento e inovação numa área tecnologicamente avançada. O contributo pedagógico desta iniciativa estende-se ainda ao fomento do trabalho em equipa na concepção de um produto tecnológico desde o respectivo projecto à sua construção e ensaio.

Consciente da importância deste tipo de iniciativas na formação pedagógica e científica dos alunos das Universidades e Institutos Politécnicos, a organização apresentou, nesta edição, um conjunto de novidades de que se salientam  as novas regras do Concurso e uma nova modalidade.  As novas regras do Concurso Micro-Rato redefiniram o objectivo principal, promovendo a capacidade de aprendizagem, lançando um novo e mais aliciante desafio. A nova modalidade recebeu a designação Ciber-Rato e consiste numa competição entre agentes robóticos virtuais.

A modalidade Micro-Rato contou com a participação de 18 das 27 equipas inscritas. Dessas, 11 eram provenientes da Universidade de Aveiro, 1 do Instituto Politécnico de Bragança, 2 da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, 2 da Universidade do Minho e 2 do Instituto Politécnico de Castelo Branco. O vencedor desta categoria foi o robot "Bulldozer", seguido do "Polo", tendo ficado em terceiro lugar o "Gruta".

Na edição de lançamento, a modalidade Ciber-Rato contou com a participação de 5 equipas provenientes da Universidade de Aveiro (1), Faculdade de Eng. da Universidade do Porto (3) e Universidade Fernando Pessoa (1). Nesta modalidade a classificação final ficou assim ordenada: em primeiro lugar a equipa "Micro-Pessoa", em segundo a "Mauzz" e em terceiro a "Midalp".

Patrocínios e apoios

Apoios