História

A história dos concursos Micro-Rato da Universidade de Aveiro data já de 1995, ano em que se realizou a sua primeira edição. Nesse ano, concorreram 6 equipas, compostas por alunos do Mestrado em Electrónica e Telecomunicações que tinham frequentado a cadeira de Robótica Móvel, leccionada pelo Prof. Keith Doty. A ideia pegou e, nos anos seguintes,  o número de participantes cresceu: 11 em 1997, 23 em 1998, 28 em 1999 e 28 em 2000. O universo dos concorrentes alargou-se também, com a participação de diversas Universidades, Institutos Politécnicos e mesmo Escolas Secundárias.

As regras da competição mantiveram-se estáveis durante as 5 primeiras edições do Concurso. Na edição de 2001 a organização procedeu a alterações significativas nas regras do Concurso. Com estas alterações redefiniu-se o objectivo principal da competição, promovendo-se a capacidade de aprendizagem do robots.

Também decorreu na edição de 2001 o lançamento de uma nova modalidade que recebeu a designação Ciber-Rato. Esta nova categoria decorre em ambiente simulado e consiste numa competição entre agentes robóticos virtuais.

Página mantida por: J.L.Azevedo